OEIRAS — O quinto torneio Challenger do ano em Portugal — e no Jamor — vai proporcionar as estreias de Diogo Coelho e Tiago Valentim no circuito secundário, com os dois “novatos” a juntarem os nomes aos de cinco compatriotas no qualifying que arranca este domingo.
Nem Coelho, de Oeiras, nem Valentim, do Montijo, ambos com 18 anos, têm ranking profissional. E o sorteio colocou-os frente a frente com os mais cotados da fase de qualificação: o primeiro vai medir forças com o espanhol Daniel Merida (335.º ATP), o segundo com o russo Alexey Vatutin (313.º).
A comitiva lusa que persegue os bilhetes dourados para o quadro principal fica completa com os nomes de João Domingues (549.º), Francisco Rocha (696.º), João Graça (1277.º), Guilherme Valdoleiros (2119.º) e Dino Molokova (sem classificação).
Domingues é, de longe, o mais experiente e também o único com títulos Challenger no currículo (tem três em quatro finais), tendo a defender o estatuto de oitavo cabeça de série. O jogador de Oliveira de Azeméis vai começar a campanha contra o alemão Sebastian Fanselow (661.º e ex-273.º), que reside em Portugal há vários anos e atualmente treina com Emanuel Couto.
Rocha ficou fora do lote de pré-designados e terá como primeiro oponente o egípcio Fares Zakaria (611.º), Graça tentará contrariar o favoritismo do italiano Giulio Zeppieri (344.º), Valdoleiros estará frente a frente com o espanhol Alejo Sanchez Quilez (598.º) e Molokova fará a terceira aparição a este nível contra o ex-top 70 Kenny de Schepper (647.º agora que está a poucos dias de celebrar o 38.º aniversário).
No quadro principal está já uma mão cheia de portugueses, com o grande destaque a ser o embate da primeira ronda entre Jaime Faria e Henrique Rocha.