Voltou a fazê-lo: Cristian Garin venceu nova batalha e celebra no Jamor o segundo Challenger seguido

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Um dia depois das 3h04 para vencer nas meias-finais, Cristian Garin necessitou de 2h39 para derrotar Mitchell Krueger por 7-6(3), 4-6 e 6-2 e levantar no Oeiras Open 5 o segundo título Challenger consecutivo.

Sete anos após sair em segundo lugar no Del Monte Lisboa Belém Open do CIF, e um ano depois das meias-finais no Millennium Estoril Open, o chileno de 28 anos (153.º do ranking) conseguiu celebrar em Portugal e adicionar o troféu ganho no Jamor ao conquistado há duas semanas em Mauthausen (Áustria).

A décima vitória consecutiva teve contornos duros tal como a nona na véspera. Krueger, 151.º da tabela masculina, chegou à final cheio de confiança e com triunfos de qualidade pelo caminho. Só que se para o americano esta era a segunda final Challenger da carreira em terra batida, primeira fora da terra verde do seu país, Garin é um verdadeiro especialista da superfície e fez valer as maiores credenciais em terreno familiar para somar o sexto êxito no ATP Challenger Tour à nona final – antes de Mauthausen, o sul-americano tinha vencido pela última vez a este nível em 2018, curiosamente diante de Pedro Sousa em Lima para amealhar o terceiro título de empreitada.

Desde essa altura Garin fixou-se ao mais alto nível e chegou a atingir o 17.º posto do ranking. Vencedor de cinco títulos ATP (um de categoria 500) em seis finais, quartofinalita em Wimbledon (2021) e em três Masters 1000, o antigo top 5 da hierarquia de sub-18 era o mais cotado curricularmente de todos os intervenientes a competir no Oeiras Open 5.

Numa final com muito boa casa e com vários chilenos a apoiar o ex-top 20, Cristian Garin foi capaz de esquecer o 5-3 de vantagem no primeiro set para disputar um tie-break a roçar a perfeição; e mesmo com Krueger a ir para cima com tudo o que tinha – o cardápio ofensivo da semana foi de excelência, com várias subidas à rede e amorties a aproveitar as condições de terra relativamente rápidas -, Garin ganhou mais vezes aquelas jogadas típicas da superfície e foi com naturalidade que os erros do outro lado da rede foram aparecendo, sobretudo na reta final do embate onde o campeão arrecadou os derradeiros três jogos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.