Nuno Borges apura-se para a segunda ronda de Roland-Garros com vitória épica depois da meia-noite

Millennium Estoril Open

PARIS — Foi para lá da meia-noite que Nuno Borges assinou a primeira vitória da carreira depois de estar a perder por dois sets a zero, uma recuperação com contornos dramáticos em Roland-Garros que fez desta a 50.ª ocasião em que um homem português celebrou em quadros principais de torneios do Grand Slam.

Numa noite dedicada à comitiva lusa, o melhor tenista português da atualidade (41.º) precisou de batalhar durante mais de três horas até confirmar o favoritismo sobre o qualifier francês Kyrian Jacquet (150.º) com os parciais de 3-6, 6-7(3), 6-4, 6-4 e 6-3 às 00h16.

Um par de horas antes, Jaime Faria não conseguiu pintar a estreia no quadro principal de Roland-Garros com as mesmas cores, mas o resultado obtido por Nuno Borges inscreveu a jornada inaugural na história do ténis nacional.

Para sorrir por último, o maiato de 28 anos teve de resistir a 3h34 de uma batalha nem sempre bem jogada, mas sobretudo muito disputada. Para a maratona muito contribuiu a baixa conversão de pontos de break (7/22), acentuada pelas oportunidades desperdiçadas no arranque do quarto set, quando tinha ganho o ascendente, e que o obrigaram a um esforço adicional que mais tarde pagou caro, com cãibras a exigirem alongamentos constantes na reta final.

Do outro lado, o quase desconhecido Jacquet (está na melhor classificação da carreira) também revelou dificuldades físicas, mas embalado pelo público da casa que tanto o apoiou e transformou o pequeno Court 6 num palco de batalha estendeu para lá do imaginável o derradeiro duelo da primeira jornada.

Desta forma, Nuno Borges tornou-se no primeiro tenista português a inverter uma desvantagem de dois sets a zero num torneio do Grand Slam, feito único que acrescentou história ao 50.º triunfo de homens lusos a este nível. No que toca a 2025, foi a oitava ocasião em que venceu desde uma posição negativa.

Igualada a campanha de 2023, o líder do trio inédito poderá ter como próximo adversário o por duas vezes finalista Casper Ruud. Recém-campeão do ATP Masters 1000 de Madrid, onde ergueu o troféu mais importante da carreira, o norueguês vai estrear-se na segunda-feira contra Albert Ramos-Vinolas, um embate entre ex-campeões do Millennium Estoril Open, e se confirmar o favoritismo voltará a cruzar caminhos com Nuno Borges — enfrentaram em Los Cabos no último ano — na quarta-feira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.