PARIS — Henrique Rocha celebrou pela quarta vez consecutiva em Paris e inscreveu o nome na segunda ronda do quadro principal de Roland-Garros. Num dia em que começou por se tornar no terceiro homem português mais novo a competir em torneios do Grand Slam, foi ainda mais longe e para ser o oitavo a celebrar a este nível e apenas o quinto na catedral da terra batida.
Depois de uma campanha dourada no qualifying, a primeira vitória em quadros principais foi selada com os parciais de 7-6(0), 2-6, 7-6(9), 2-6 e 6-2 frente ao ex-top 20 Nikoloz Basilashvili, detentor de cinco títulos ATP que também precisou de furar a fase de qualificação.
O encontro prolongou-se por quase quatro horas no pequeno Court 4, que transbordou de portugueses e, já na reta final, muitos brasileiros. Talhado para a ocasião, Rocha “disparou” 13 ases e terminou com uma muito melhor relação winners/erros não forçados (39/32) do que Basilashvili (60/88), resistindo ao poder de fogo do tenista da Geórgia para celebrar uma das vitórias mais importantes da carreira.
Os dois tie-breaks (o primeiro muito semelhante ao da final do Challenger de Múrcia, ganha há pouco mais de um ano frente ao mesmo adversário, o segundo arrancado a ferros depois de anular quatro set points) foram peças decisivas no puzzle que o portuense de 21 anos montou para vencer o primeiro encontro de cinco sets da carreira e chegar à segunda ronda.
E porque Nuno Borges já tinha vencido no domingo, também ao cabo de cinco partidas, esta tornou-se na primeira vez em que dois homens portugueses passaram à segunda ronda de Roland-Garros.
O adversário de Henrique Rocha na quinta-feira será o checo Jakub Mensik, de 19 anos e número 19 mundial, campeão do ATP Masters 1000 de Miami em março.