Carlos Leitão, João Sanona e José Machado Sousa começaram o dia a ganhar, mas acabaram eliminados na segunda ronda do Setúbal Wheelchair International Open. Este é o primeiro de dois torneios de ténis em cadeira de rodas organizados de forma consecutiva pelo Clube de Ténis de Setúbal.
No arranque da jornada desta terça-feira, Carlos Leitão superiorizou-se ao norte-americano Edgar Vidriales com os parciais de 6-2 e 6-1, João Sanona venceu o checo Tomas Svasek por 6-1 e 6-3 e José Machado Sousa aplicou uma “bicicleta” (6-0 e 6-0) ao grego Rafail Patronidis.
João Couceiro não conseguiu seguir o mesmo caminho e perdeu por 6-1 e 6-4 frente ao marroquino Said Himam.
Já da parte da tarde, o quadro de singulares masculinos ficou sem representação portuguesa, dado que nem Leitão (6-0 e 6-2 favoráveis ao alemão Christoph Wilke, sexto favorito), nem Sanona (6-1 e 6-1 para Joshua Johns, britânico quarto cabeça de série), nem Machado Sousa (6-0 e 6-0 para o cabeça de cartaz Conner Stroud, dos EUA) foram capazes de surpreender adversários mais cotados.
No quadro de singulares femininos, Manuela Oliveira cedeu por 6-3 e 6-2 perante a canadiana Christina Pesendorfer, segunda favorita, na ronda de estreia. Mais tarde, também perdeu ao lado da espanhola Laura Sambruno Valero na primeira ronda do quadro de pares.
Nessa variante, Carlos Leitão (ao lado do norte-americano Matthew Schmalzriedt) e a dupla composta por José Machado Sousa/João Sanona inscreveram os nomes nos quartos de final.
Na categoria quad, Mário Trindade regressou a um local de boas memórias, mas saiu derrotado no encontro que marcou o arranque da fase de grupos. Campeão do XI Open Baía de Setúbal e terceiro classificado neste Setúbal Wheelchair International Open há um ano (em 2024 as provas disputaram-se na ordem oposta), o português, segundo cabeça de série, perdeu por 6-1 e 6-0 com o canadiano Shawn Courchesne.
O Setúbal Wheelchair International Open realiza-se entre os dias 10 e 12 de junho no Clube de Ténis de Setúbal e distribui 3.000 dólares em prémios monetários, sendo pontuável para o ranking da Federação Internacional de Ténis. Logo a seguir, de 13 a 15 de junho, será realizado o XII Open Baía de Setúbal, da mesma categoria.