Francisca Jorge (238.ª WTA) regressou a casa com o pé direito e apurou-se para a segunda ronda do Dotmoovs Guimarães Ladies Open, ITF W50 onde defende o maior título da carreira e também o estatuto de número um nacional.
Esta quarta-feira, a vimaranense de 25 anos só precisou de 78 minutos para superar a francesa Nahia Berecoechea (506.ª) com os parciais autoritários de 6-1 e 6-2.
Em 2024, Francisca Jorge sagrou-se campeã em Guimarães e ergueu o maior título da carreira, na altura um ITF W75. Este ano, o torneio desceu de categoria, o que significa que mesmo com uma revalidação perderá pontos no ranking (pelo menos 25).
A mais velha das irmãs vimaranenses chegou a casa ainda como número um nacional, mas na classificação virtual está atrás de Matilde Jorge, que tem menos pontos a defender. Para manter esse estatuto terá de alcançar, pelo menos, as meias-finais, mas a mais nova — que no domingo lhe ganhou a final do ITF W50 de Montemor-o-Novo — depende apenas de si para reclamar pela primeira vez o primeiro lugar entre as representantes lusas.
Na segunda ronda, Francisca Jorge, que é a terceira cabeça de série, vai encontrar a qualifier japonesa Mana Kawamura (744.ª).