Matilde Jorge (264.ª WTA) celebrou por duas vezes esta sexta-feira e apurou-se para as meias-finais do ITF W50 de Guimarães, o torneio que joga em casa e do qual está cada vez mais perto de sair como número um nacional pela primeira vez na carreira.
Horas depois de passar pela australiana Gabriella da Silva Fick (409.ª) com os parciais de 6-2 e 6-4 num embate adiado pela chuva para esta sexta-feira, a jovem portuguesa de 21 anos deu a volta à finlandesa Anastasia Kulikova (393.ª) para vencer com os parciais de 6-7(5), 6-1 e 6-2 ao cabo de 2h30.
Esta foi a oitava vitória consecutiva para Matilde Jorge, que chegou a Guimarães com o troféu de campeã do ITF W50 de Montemor-o-Novo (o mais importante da carreira) na bagagem.
O apuramento para as meias-finais deixa a vimaranense a um triunfo de proclamar pela primeira vez o estatuto de número um nacional, que é detido pela irmã mais velha. Francisca Jorge — que também enfrenta uma jornada dupla esta sexta-feira — ainda o pode manter, mas apenas se revalidar o título (que mesmo assim significará uma perda de pontos, dada a descida do torneio de ITF W75 para ITF W50) e caso Matilde Jorge não chegue ao Dia D.
No sábado, Matilde Jorge terá pela frente a vencedora do encontro entre a estadunidense Hina Inoue (205.ª) e a russa Polina Iatchenko (353.ª).