A francesa Zoe Maras conquistou a segunda “dobradinha” consecutiva ao sagrar-se campeã de singulares e pares do XII Open Baía de Setúbal, o segundo torneio internacional de ténis em cadeira de rodas organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal esta semana. O chileno Brayan Tapia, que também venceu o Setúbal Wheelchair International Open, ainda pode fazer o mesmo.
Numa decisão entre parceiras de pares, Zoe Maras (30.ª classificada no ranking mundial) levou a melhor contra a colombiana Zuleinny Rodriguez Trujillo (32.ª) em duas partidas, com os parciais de 6-3 e 6-4, para somar a quinta vitória seguida no Clube de Ténis de Setúbal.
Aos 23 anos, a gaulesa sagrou-se campeã de uma prova internacional pela 12.ª vez na carreira, terceira esta temporada.
Adversárias de manhã, Maras e Rodriguez Trujillo voltaram a unir esforços à tarde e conquistaram o título de pares, variante disputada no formato de grupo único e que terminaram com dois triunfos claros: 6-1 e 7-6(3) contra Anne-Marie Dolinar/Ellie Robertson e ainda 6-1 e 6-2 frente a Samira Benichi/Christina Pesendorfer.
A portuguesa Manuela Oliveira foi derrotada na primeira ronda do quadro principal e este sábado jogou a final da consolação, ganha pela austríaca Christina Pesendorfer (número 31 mundial e segunda cabeça de série na grelha principal) com os parciais de 6-2 e 7-6(5).
No torneio masculino, Brayan Tapia (40.º) voltou a apurar-se para uma final ao dar a volta ao alemão Christoph Wilke (62.º) para vencer por 4-6, 6-3 e 6-1.
Vencedor do primeiro torneio em Setúbal, o chileno procurará a oitava vitória e segundo título consecutivos no domingo, quando enfrentar o japonês Kouhei Suzuki (66.º), responsável pela eliminação do espanhol Enrique Siscar Meseguer (59.º) com 6-3 e 6-4.
Na categoria quad, o português Mário Trindade — que há um ano fez história ao vencer este torneio para inaugurar o palmarés internacional — venceu o espanhol Roberto Romo Martin por 6-3 e 6-1 antes de ser travado nas meias-finais pelo francês Justin Michel (6-4 e 6-1), que assim marcou encontro com Shawn Courchesne — o canadiano foi o vencedor do Setúbal Wheelchair International Open.