Gabriel Diallo (55.º ATP) é o mais recente tenista a estrear-se como campeão no circuito ATP. Aos 23 anos, o tenista canadiano arrecadou a coroa no ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, nos Países Baixos, ao conseguir mais uma vitória sobre o belga Zizou Bergs (63.º), a terceira em outros tantos encontros entre ambos, por 7-5 e 7-6(8).
Dono de um grande serviço, ainda com maior poder de desequilíbrio tendo em conta a superfície relvada, Diallo apoiou-se na primeira bola para ser praticamente impenetrável durante todo o desafio. O canadiano assinou nove ases e enfrentou apenas dois break points, ambos salvos com mestria.
Bergs foi capaz de equilibrar o jogo e o quadro estatístico acabou semelhante para os dois atletas, com mais um winner (26 para 25) e menos um erro direto (22 para 23) para Diallo, que se superiorizou nos pontos mais importantes. O canadiano converteu o único ponto de break de que dispôs em todo o desafio para vencer o primeiro set e prevaleceu num tiebreak de segundo set para fechar a final em 1h59.
O mais recente campeão do circuito ATP, Gabriel Diallo é o quarto tenista canadiano a vencer um torneio no circuito no século XXI, depois de Milos Raonic, Denis Shapovalov e Félix Auger-Aliassime. A conquista vai também traduzir-se num novo máximo de carreira no ranking mundial, com uma subida de 11 lugares para o 44.º posto já esta segunda-feira.
Derrotado pela segunda vez numa final ATP, Zizou Bergs tem também uma razão para festejar em termos de hierarquia mundial. O belga vai subir 14 lugares e voltar ao 49.º posto, o máximo de carreira.