A vimaranense Francisca Jorge (258.ª WTA) apurou-se, esta sexta-feira, para as meias-finais do ITF W50+H de Palma del Rio, em Espanha. A tenista de 25 anos impôs-se perante a mexicana Victoria Rodriguez (414.ª), antiga número 216 do Mundo, por esclarecedores 6-2 e 6-2.
A defender o estatuto de terceira cabeça de série no torneio espanhol, Francisca Jorge foi a primeira a chegar ao break, mas também viu o serviço ser-lhe quebrado de imediato. Numa guerra de breaks e contra breaks, a tenista lusa prevaleceu e acabou por alinhar três jogos de forma consecutiva para fechar a primeira partida.
O segundo set teve semelhanças, mas o primeiro break da tenista lusa foi conseguido de maneira mais precoce, logo no segundo jogo. Rodriguez, posteriormente, repetiu a façanha da primeira partida e quebrou o serviço de Francisca Jorge no quinto jogo, com a tenista natural de Guimarães a responder novamente com três jogos de uma assentada para selar a conquista do encontro.
Com a vitória desta noite, Francisca Jorge garantiu desde já o regresso ao posto de número um nacional. O triunfo nos quartos de final tinha permitido à vimaranense igualar os 295 pontos da irmã Matilde, que há cerca de uma semana e meia a tinha ultrapassado na hierarquia para se tornar número um portuguesa pela primeira vez.
Ora, com o apuramento para umas meias-finais pela quarta vez em 2025, Francisca Jorge garantiu já 19 pontos WTA nesta prova, o que perfaz um total de 304 e a catapulta para o 242.º lugar no ranking virtual. Ex-número 176, Jorge vai agora discutir o acesso à final — seria a terceira do ano, depois de Montemor-o-Novo e Guimarães — com a neerlandesa Eva Vedder (278.ª), quinta cabeça de série, que bateu Anna-Lena Friedsam (232.ª) por 6-1 e 6-3.