PORTO — A participação portuguesa no Eupago Porto Open começou com derrotas de Ana Filipa Santos e Teresa Franco Dias, as duas representantes que foram a jogo no qualifying do WTA 125 organizado no Complexo Desportivo do Monte Aventino e que esbarraram no favoritismo das adversárias.
A disputar pela terceira vez na carreira um WTA 125, Ana Filipa Santos (1423.ª WTA) deu réplica a Zarina Diyas (246.ª depois de ter sido 31.ª em 2015) no primeiro set, mas acabou por ceder pelos parciais de 6-3 e 6-0 para a cazaque, que tem no palmarés um título WTA em duas finais disputadas.
Mais desequilibrado foi o duelo de Teresa Franco Dias (1379.ª), derrotada por 6-0 e 6-1no duelo com a japonesa Himeno Sakatsume (269.ª) na estreia a este nível.
As duas derrotas deste domingo no qualifying deixaram a representação lusa na competição individual a cargo das seis jogadoras já asseguradas no quadro principal: as irmãs Francisca Jorge (242.ª) e Matilde Jorge (250.ª), únicas com entrada direta, e as convidadas Angelina Voloshchuk (846.ª WTA), Analu Freitas (1205.ª), Francisca Laúndes e Lena Couto — ambas sem classificação profissional.
O Eupago Porto Open assinala o regresso de uma prova sob a égide WTA à cidade do Porto pela primeira vez desde 2002. Tal como a prova anterior, realizada por duas vezes, também acontece no Complexo Desportivo do Monte Aventino, agora já em hard courts.