Constança Fernandes e Francisco Sardinha sagram-se campeões nacionais de sub 14

Álvaro Isidoro/FPT

A 10.ª edição consecutiva do Campeonato Nacional de Sub 14 no Clube de Ténis de Setúbal coroou Constança Fernandes e Francisco Sardinha como os novos vencedores dos títulos individuais daprova rainha do escalão.

Terceira cabeça de série fruto do 167.º lugar no ranking da Tennis Europe, Constança Fernandes (Clube de Ténis Portimão e Rocha) levou a melhor por 6-2 e 6-2 contra a sexta favorita, Madalena de Sousa (Clube de Ténis do Jamor), na final deste domingo.

Para chegar à decisão, a jovem algarvia venceu Carmo Rodrigues por 6-0 e 6-4, Sofia Morais por 6-2, 5-7 e 6-3, Leonor Martins por 6-3, 3-6 e 7-6(5) e ainda Noa Freitas — primeira cabeça de série e única top 100 Tennis Europe — pelos parciais de 6-1 e 6-1.

O título deste domingo foi o primeiro conquistado por Constança Fernandes em campeonatos nacionais de singulares, enquanto Francisco Sardinha celebrou tal feito pela quarta vez (venceu as edições de 2021, 2022 e 2023 em sub 12).

Número 14 do ranking internacional, o jogador do Clube de Ténis Paço do Lumiar levou até ao fim a defesa do estatuto de primeiro cabeça de série ao derrotar o anfitrião João de Deus (85.º Tennis Europe), do Clube de Ténis de Setúbal, por 4-6, 6-2 e 6-1.

Nos dias anteriores, o jovem mais cotado da competição levou a melhor contra Gabriel Severin por 6-2 e 6-0, Tiago Leal por 6-0 e 6-1, Frederico Âncede por 6-1 e 6-0 e, nas meias-finais, Luís Bernardo Saraiva por 6-2 e 7-6(5).

A final de singulares deste domingo foi uma espécie de repetição da da véspera, em pares, na qual Francisco Sardinha também confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série, ao lado de Nuno Graça Moura (Sport Club do Porto), ao levar a melhor por 6-1 e 7-6(4) contra Manuel Barreiros e João de Deus.

O título feminino de duplas foi conquistado por Inês Escaleira Esteves (Clube de Ténis do Porto) e Francisca Marote (Roberto Costa Ténis Clube), segundas pré-designadas, que deram a volta a Noa Freitas e Carolina Bernardo — as favoritas — por 4-6, 6-4 e 10-7.

Já a variante de pares mistos sorriu a Leonor Martins (Clube de Ténis de Guimarães) e Gustavo Bravo Oliveira (Clube de Ténis do Porto), após derrotarem Noa Freitas e Frederico Âncede por 6-4, 2-6 e 10-4.

A cerimónia de encerramento do Campeonato Nacional de Sub 14 contou com as presenças de Pedro Pina, vereador do Desporto e Cultura da Câmara Municipal Setúbal, Nicolau Tavares, da Associação de Ténis de Setúbal, e Marta Torres, do Hospital da Luz.

A prova desenrolou-se entre os dias 5 e 13 de julho e contou com a presença de 195 jogadores que atuaram entre os oito courts do Clube de Ténis de Setúbal e os quatro no Parque Verde da Bela Vista, sob gestão do CTS.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.