Alina Korneeva soma terceiro triunfo no WTA 125 do Porto e segue para a segunda ronda

João Mendes/Eupago Porto Open

PORTO – Depois de mais uma paragem forçada, a prodígio russa Alina Korneeva voltou a vencer um encontro no ITF W50 de Corroios, a semana passada, e agora, vinda da fase de qualificação no WTA 125 Eupago Porto Open, somou o terceiro triunfo no Complexo Desportivo do Monte Aventino para avançar para a segunda eliminatória.

O constante pára-arranca da jovem de 18 anos, antiga número um mundial de sub-18 e campeã do Australian Open e Roland-Garros em 2023, tem impedido Korneeva de galgar na classificação WTA. Após a operação ao pulso esquerdo que a afastou dos courts sete meses em 2024, na presente época a tenista da Academia de Rafael Nadal parou novamente, neste caso cerca de quatro meses.

O regresso não foi o esperado, mas depois de cinco derrotas consecutivas venceu um duelo no Seixal, o primeiro de 2025, e os três no Porto auguram um nível mais consentâneo com o seu talento. Esta terça-feira, Alina Korneeva (agora 275.ª WTA, mas foi 128.ª na época transata e em outubro foi semifinalista no WTA 250 de Mérida) superou facilmente a francesa Manon Leonard (192.ª) com os parciais de 6-4 e 6-2, cedendo somente três pontos com o primeiro serviço (90% de aproveitamento) e 12 no total dos jogos de serviço, não dando qualquer chance de break à adversária mais cotada de momento.

No total, Korneeva consentiu apenas 16 jogos em três êxitos no regresso das provas com égide WTA à cidade do Porto 23 anos depois; curiosamente, na edição de 2001, ganha pela ex-número um mundial Aranxta Sánchez Vicário, Anabel Medina Garrigues arrecadou a prova de pares. 24 anos passaram e a antiga top 20 pertence aos quadros da academia de Rafael Nadal – antiga selecionadora da Billie Jean King Cup de Espanha e chegou a ganhar Roland-Garros como treinadora de Jelena Ostapenko – e está na invicta a acompanhar Korneeva.

Na segunda eliminatória, a ainda teenager e campeã de duas provas ITF W100 portuguesas (Figueira da Foz 2023 e Caldas da Rainha 2024) vai ter pela frente a japonesa Himeno Sakatsume (280.ª), igualmente oriunda da fase prévia, que surpreendeu a compatriota Aoi Ito (103.ª), primeira cabeça de série da prova e recém-finalista em Corroios, através de esclarecedores 6-1 e 6-1. Sakatsume está também a jogar muito bem no Porto e amealhou todos os jogos de resposta contra Ito.

A jornada ficou ainda marcada pelas vitórias de Viktoria Hruncakova (220.ª) e Vitalia Diatchenko (439.ª), duas antigas tenistas de elite.

Hruncakova (43.ª em 2019) impôs-se no compromisso mais dramático do dia e necessitou de salvar quatro match points (dois a 6-5 e outros dois no tie-break do terceiro parcial) para sobressair por 6-4, 6-7(4) e 7-6(6) contra a qualifier americana Emina Bektas (308.ª) em 2h39 de duelo com 39 ases na totalidade, 25 para a vencedora. A eslovaca de 27 anos marcou encontro com a talentosa checa Tereza Valentova, carrasca de Francisca Jorge.

Diatchenko (71.ª em 2014) vem levantar o título em Corroios, o segundo em Portugal após Santarém em 2022 (finalista de pares do Estoril Open de 2010 e de singulares em Cantanhede, 2022) e nesse torneio do Seixal bateu Gabriela Knutson (243.ª) um dia antes, nas meias-finais. Agora, na primeira ronda do WTA 125 do Porto, a russa de 34 anos voltou a sair por cima, neste caso por 6-2 e 6-4 para agendar embate diante de Alina Charaeva, oitava pré-designada.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.