PORTO — Angelina Voloshchuk voltou a sorrir na invicta e apurou-se pela primeira vez na carreira para os quartos de final de um WTA 125 no Eupago Porto Open, onde segura a bandeira portuguesa no quadro de singulares.
Dois dias depois de celebrar pela primeira vez a este nível, a número três nacional e 836.ª classificada no ranking WTA assinou a melhor vitória da carreira em encontros completos ao derrotar a norte-americana Hina Inoue (203.ª) por 6-4 e 6-3 num frente a frente que mudou de rumo a partir do momento em que inverteu a desvantagem de 1-4 na primeira partida.
Na terça-feira, Voloshchuk liderava por 6-4 quando a britânica Heather Watson (141.ª e ex-top 40 com quatro títulos WTA no currículo) abdicou da conclusão do embate devido a uma lesão no joelho.
A campanha no Complexo Desportivo do Monte Aventino colocou Angelina Voloshchuk nos quartos de final de singulares de um torneio internacional pela quarta vez, mas primeira em provas sob a égide WTA. Segue-se Lanlana Tararudee (187.ª), tailandesa de 21 anos que eliminou a australiana Taylah Preston (189.º) por 6-2 e 6-2.
As duas vitórias no Eupago Porto Open terão um impacto muito significativo na próxima atualização do ranking, com os 27 pontos já somados a traduzirem-se numa subida de 180 lugares (até ao 656.º, muito próximo do 649.º que ocupou no verão passado) na classificação ao minuto.