Nuno Borges não foi feliz no regresso ao ATP 250 de Bastad e caiu à primeira na semana em que defendia o maior título da carreira.
O melhor tenista português da atualidade (35.º) teve três match points consecutivos, mas consentiu a recuperação ao qualifier austríaco Filip Misolic (105.º) e perdeu pelos parciais de 3-6, 7-6(1) e 6-3 na segunda ronda.
Isento da primeira eliminatória graças ao estatuto de terceiro cabeça de série, Borges chegou a liderar o embate por 6-3, 5-2 e esteve muito perto de fechar a contenda já depois de perder o break de vantagem, mas desperdiçou três match points consecutivos (0-40) no jogo de resposta que antecedeu o tie-break.
A derrota desta quinta-feira não terá implicações de maior no ranking, mas Nuno Borges perderá 225 pontos e será, na melhor das hipóteses, 40.º classificado no final da semana, não estando descartada a saída do top 40.
Com a participação em Bastad terminada, os próximos desafios do melhor português da atualidade já serão em piso rápido: seguem-se os ATP Masters 1000 de Toronto (Canadá) e Cincinnati (EUA) antes do US Open, três torneios nos quais defende 380 pontos. Daí para a frente não terá nada a defender até ao final da época.