O português Henrique Rocha (163.º ATP) vai novamente a jogo no circuito ATP. Esta semana, o tenista luso vai jogar a fase de qualificação do ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria, com vista a poder aceder ao quadro principal da prova.
Na estreia, agendada para este sábado, Rocha vai ter pela frente o argentino Facundo Bagnis. Atual número 848 do Mundo, o tenista de 35 anos — não jogou muito em 2025 — já foi o 55.º classificado na hierarquia mundial em novembro de 2016 e é um especialista em terra batida. Esse estatuto é sustentado pelo facto de as 49 finais disputadas por Bagnis ao longo da carreira, desde os torneios ITF aos circuitos Challenger e ATP, terem sido todas na superfície.
Com duas finais jogadas e perdidas ao nível ATP, em Santiago (2021) e Córdoba (2024), Bagnis é um velho conhecido do ténis português. Em 2019, o argentino foi finalista do Braga Open e esteve a um set de erguer o troféu, antes de sofrer uma reviravolta perante João Domingues e terminar como vice-campeão.
Se quiser sonhar com o acesso ao quadro principal, Henrique Rocha vai ter que ultrapassar o canhoto de Rosário, que joga em Kitzbuhel com ranking protegido, de forma a garantir o acesso à segunda e derradeira ronda do qualifying. Aí, o adversário será Thiago Monteiro (152.º) ou Neil Oberleitner (417.º).