PORTO – A jovem prodígio checa Tereza Valentova (129.ª WTA) está a arrasar todas as adversárias do WTA 125 Eupago Porto Open e já está nas meias-finais após ceder somente 10 jogos ao cabo de três triunfos no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Nos quartos de final desta sexta-feira, a antiga número quatro mundial de sub-18 e campeã de Roland-Garros do escalão na época passada (finalista do US Open em 2023) só precisou de 73 minutos para despachar a chinesa Xinyu Gao (164.ª e quinta favorita ao título) com os parciais de 6-0 e 6-3 – cedeu um segundo jogo de serviço a 5-2 após ter tido um match point a favor.
Antes, a terceira cabeça de série tinha vencido Francisca Jorge e Viktoria Hruncakova e todos os êxitos têm um denominador comum: a capacidade de fazer winners de todos os lados do court (muitos logo a partir da resposta) o peso de bola e uma capacidade de deslocação acima da média para jogadoras ainda com 18 anos.
Vencedora de uma prova neste complexo em janeiro (ITF W75) e de outros dois troféus em 2025 – um deles num WTA 125 em Grado, Itália, em terra batida -, Tereza Valentova carimbou o acesso à quinta semifinal da temporada e 14.ª da ainda curta carreira. A qualifier japonesa Himeno Sakatsume (280.ª) separa-a da quinta final da época e da 12.ª do palmarés (8-3 em decisões, 3-1 este ano).
Sakatsume, de 23 anos, perdeu o primeiro parcial ao quinto embate da semana, mas superou a russa Vitalia Diatchenko (439.ª) por 2-6, 7-5 e 6-4 quando marcador apontava 2h25 de um duelo com 14 quebras de serviço e 33 break points na totalidade.
A disputar os maiores quartos de final da carreira e logo diante uma ex-71.ª WTA com três troféus na categoria, Himeno Sakatsume recuperou de uma desvantagem de 3-0 no terceiro set para bater a recém-campeã de Corroios (e de Santarém em 2022) fruto do que verdadeiramente a distingue: a capacidade de devolver mais uma bola e a velocidade e intensidade que levaram a experiente jogadora de 34 anos a cometer uma catadupa de erros não forçados.
Valentova e Sakatsume vão defrontar-se pela segunda vez e na anterior, em março de 2024, a checa impôs-se facilmente por 6-1 e 6-1 nos quartos de final do ITF W75 de Ricany, no próprio país. A mais jovem veio a ganhar o título e é grande favorita, talvez numa espécie de premonição, a repetir o feito, agora na invicta. Na altura, Valentova somou o 12.º triunfo consecutivo, uma série encerrada nas 21 vitórias (quatro troféus de empreitada) do início da temporada anterior até finais de abril.
Para Sakatsume, a semifinal no WTA 125 Eupago Porto Open será a quarta da época (3-0), a 21.ª da carreira (15-5) e a primeira numa prova desta estirpe. A nipónica não levanta um título (tem seis) há exatamente um ano.