FIGUEIRA DA FOZ – Francisca Jorge (239.ª WTA) garantiu esta terça-feira o apuramento para a segunda ronda do Figueira da Foz Ladies Open ao ultrapassar a suíça Celine Naef, primeira cabeça de série e 169.ª da hierarquia, que desistiu quando a portuguesa de 25 anos já vencia por 7-6(3), 2-6 e 4-1.
A número um nacional necessita de, pelo menos, atingir os quartos de final no Tennis Club da Figueira da Foz para regressar aos torneios do Grand Slam no próximo US Open e a vitória na ronda inaugural aproxima-a muito desse objetivo maior.
Num encontro com muitos altos e baixos de parte a parte, marcado pelo vento e pelos nervos de ambas as protagonistas, muitas foram as flutuações do ascendente nas 2h03 do segundo compromisso da jornada no Court Central. No total, foram 13 os breaks amealhados entre as duas.
Francisca Jorge precisou de inverter uma desvantagem de 5-2 no primeiro parcial e quando já tinha descolado no marcado no set decisivo, a helvética de 20 anos, campeã de uma prova indoor no Complexo Desportivo do Monte Aventino em 2023, abandonou devido a um problema nas costas, situação que já a tinha levado a pedir assistência médica.
Na segunda eliminatória de uma competição onde chegou a atingir as meias-finais em 2023 – na altura, a maior semifinal do palmarés -, Jorge vai ter agora pela frente a vencedora do duelo desta quarta-feira entre En Shuo Lian (Taiwan) e a brasileira ex-top 100 Laura Pigossi. Antes, ainda nesta jornada, vai atuar ao lado da irmã Matilde Jorge no quadro de pares.