Não correu de feição a estreia de Jaime Faria (119.º ATP) no ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria. O tenista português foi derrotado, esta terça-feira, na primeira ronda da prova e despediu-se precocemente do torneio.
Faria, que também já tinha sido derrotado no encontro inaugural em Bastad, na semana passada, cedeu em pouco mais de uma hora de encontro para o argentino Thiago Agustín Tirante (130.º). Num duelo sem grande história, o sul-americano construiu os parciais de 6-2 e 6-2 em 64 minutos para carimbar um lugar na segunda ronda.
Para Jaime Faria fica uma exibição menos conseguida e abaixo daquilo que tem feito nos últimos meses. O tenista luso contrastou os sete ases com cinco duplas faltas e os 15 winners — Tirante fez 20 — com 27 erros diretos. O adversário teve apenas 12 erros não forçados.
Num dia onde pouca coisa correu bem, Jaime Faria conseguiu comandar sempre que colocou o primeiro serviço, mas nem essa que é uma das suas maiores armas esteve afinada. Com apenas 44% de primeiras bolas colocadas, Faria venceu 80% desses pontos, mas esteve vulnerável com a segunda bola e os 22% de pontos ganhos atestam esse facto. Tirante aproveitou, massacrou esse segundo serviço e não vacilou nos momentos cruciais, tendo convertido cinco de seis oportunidades para consumar o break.
Na próxima semana, Jaime Faria volta ao circuito Challenger e a território português. O jovem tenista é o melhor cotado do Eupago Porto Open, torneio da categoria ATP Challenger 100.
Falta de chama, de ambição. Pareceia que estava a fazer um frete. Assim não vai longe.