FIGUEIRA DA FOZ – Uma semana depois de alcançar o melhor momento da carreira ao atingir os quartos de final no WTA 125 Eupago Porto Open, Angelina Voloshchuk (656.ª WTA) despediu-se na estreia da nona edição do Figueira da Foz Ladies Open.
A número três nacional, de apenas 18 anos, ainda, liderou o terceiro parcial por 4-2 depois de uma entrada em falso no duelo, mas viu a espanhola Marina Bassols Ribera (232.ª, antiga 105.ª) triunfar por 6-0, 1-6 e 6-4 em 1h52.
Num dia bastante ventoso, Voloshchuk e Bassols protagonizam um encontro irregular e no fim de contas a que errou menos nos momentos importantes, na reta final do embate, seguiu para a segunda eliminatória.
Cada uma dispôs de 13 break points e a tenista do país vizinho – vice-campeã nas Caldas da Rainha em 2022 – aproveitou mais uma chance (oito) para agendar compromisso com a tailandesa Lanlana Tararudee (167.ª). A tenista de 21 anos vem da maior final da carreira, no Eupago Porto Open, e bateu a chinesa Hanyu Guo (260.ª, mas top 40 WTA de pares) por 6-3, 4-6 e 6-3 para ficar a um triunfo de regressar aos quartos de final no Tennis Club da Figueira da Foz, feito amealhado há um ano.
Com a derrota de Angelina Voloshchuk, a participação portuguesa no ITF W100 da Figueira da Foz – é o terceiro ano consecutivo na categoria mais alta das provas da Federação Internacional de Ténis – fica a cargo de Francisca Jorge, apurada para a segunda ronda na véspera, e esta quarta-feira ainda vão a jogo na ronda inaugural Matilde Jorge (já em court) e Ana Filipa Santos. Voloshchuk fica no quadro de pares ao lado de Santos e tem encontro programado ainda nesta jornada.