Três das quatro equipas que compõem as meias-finais da 27.ª edição do ITF M25 Eupago Porto Open são portuguesas, o que garante uma dupla nacional na final do próximo sábado. Agora sobram 50% de chances de haver com quatro protagonistas da casa no derradeiro confronto do quadro de pares.
Curiosamente, ou nem por isso face à forma atual de ambos, Vasco Prata e Diogo Morais, campeões do Figueira da Foz International Mens Open, e Francisco Rocha e Tiago Silva, vencedores em Castelo Branco há menos de uma semana, mantêm a boa forma atual recente e vão lutar por um dos bilhetes da final.
Prata e Morais celebraram o primeiro troféu das respetivas carreiras há 19 dias e depois da derrota na primeira ronda na cidade albicastrense estão nas meias-finais na invicta após baterem Diego Fernandez Flores (Chile) e Karol Malirz (Polónia) por 7-6(5) e 6-3.
Rocha e Silva, segundos cabeças de série, somaram o sexto êxito consecutivo na variante ao operarem uma reviravolta diante dos italianos Fabrizio Andaloro e Filippo Moroni, triunfando com os parciais de 3-6, 6-3 e 10-5.
Na outra semifinal vão estar Daniel Batista e Guilherme Valdoleiros, que nem precisaram de entrar em campo face à desistência de Laurent Lokoli (França) e Alejandro Moro Canas (Espanha).
Por muito pouco não tínhamos quatro pares nacionais nas meias-finais, mas João Graça e Diogo Marques, primeiros cabeças de série, cederam contra o espanhol Ignasi Forcano e o italiano Leonardo Rossi por 6-1 e 6-2.