PORTO – Alejandro Moro Canas (257.º do ranking ATP) entrou a vencer no ATP Challenger Eupago Porto Open, prova na qual atingiu a final na época passada.
Finalista de quatro torneios portugueses (num deles acabou vencedor, em Idanha-a-Nova 2021), o espanhol de 24 anos superou a estreia diante do chinês Jie Cui (290.º) e prevaleceu com os parciais de 6-4 e 7-6(3) quando o relógio apontava duas horas certas de encontro.
O campeão de uma competição Challenger em três finais optou por disputar o ITF M25 da semana passada, também no Complexo Desportivo do Monte Aventino, mas só foi capaz de vencer um duelo. Ainda assim, esta é a semana importante por se tratar do maior dos torneios e por ser a semana onde defende os pontos de finalista.
Na segunda eliminatória pode enfrentar o português Gastão Elias, caso o campeão desse mesmo ITF M25 ultrapasse o jovem talentoso espanhol Martín Landaluce, segundo cabeça de série.
De resto, a ronda inaugural pautou-se por outros dois embates, isso para além da derrota do principal favorito Jaime Faria.
O também espanhol Daniel Merida (171.º), que este mês se estreou a levantar troféus no ATP Challenger Tour e apareceu no Porto como cabeça de série, não resistiu ao francês Antoine Escoffier (303.º) e perdeu através de fáceis 6-2 e 6-2 em apenas 71 minutos. O costa-marfinense Eliakim Coulibaly (286.º) bateu o ex-top 40 moldavo Radu Albot (atual 310.º), vencedor de um título ATP, ainda mais facilmente: 6-0 e 6-3 em 61 minutos.
Escoffier pode agora agora medir forças com Tiago Pereira e Coulibaly com Henrique Rocha, caso os tenistas lusos vençam, esta terça-feira, os qualifiers Maxwell Mckennon (Estados Unidos da América) e Henry Searle (Inglaterra), respetivamente.