PORTO – Mesmo apesar da eliminação de Jaime Faria, primeiro cabeça de série do ATP Challenger Eupago Porto Open, outros seis portugueses estão no quadro principal do maior torneio do país em piso rápido e todos eles vão a jogo esta terça-feira no Complexo Desportivo do Monte Aventino a partir das 11 horas.
Henrique Rocha, Gastão Elias, Tiago Pereira e Frederico Silva jogam no Court Eupago (o principal), ao passo que Pedro Araújo e Tiago Torres no campo McDonald’s.
Rocha joga em casa como um dos cabeças de série e num local onde amealhou há dois anos o primeiro triunfo no quadro principal Challenger (entretanto tem um título no palmarés); Elias é o recordista de troféus (10) e finais (23) nacionais no ATP Challenger Tour e vem de ganhar o ITF M25 (18 título da carreira) no passado domingo; Pereira está na melhor fase da carreira depois de vencer o Figueira da Foz International Mens Open e de ter atingido pela primeira vez uma meia-final Challenger em Pozoblanco; Silva vem de mais uma lesão prolongada e está à procura do regresso ao bom caminho; Araújo recebeu a segunda medalha, ao lado de Maria Garcia, da história do ténis português nas Universíadas; e Torres furou um qualifying desta categoria pela primeira vez e vai estrear-se num quadro principal Challenger aos 23 anos.
Destaque ainda para o duelo aliciante entre Aslan Karatsev, antigo 14.º e campeão de três títulos ATP em cinco finais, e Mikhail Kukushkin, ex-39.º e detentor de um troféu no circuito principal em quatro decisões. Marc-Andrea Huesler (top 50 há dois anos), a antiga estrela de sub-18 Martín Landaluce e o ex-top 100 Hugo Grenier desafiam tenistas lusos. Luca Van Assche (ex-63.º e número um júnior) também vai a jogo esta terça-feira.
Todos os encontros têm entrada livre para todos os presentes.
