PORTO – Um dia depois de se estrear a vencer em provas do ATP Challenger Tour, Tiago Silva (1316.º) não resistiu ao italiano Giulio Zeppieri (276.º) e não conseguiu integrar o quadro principal do Eupago Porto Open.
O antigo 110.º e semifinalista do ATP 250 de Umag em 2022 é o mais cotado da fase de qualificação e, provavelmente um dos melhores tenistas de toda a competição e venceu o jovem português de 20 anos com os parciais de 6-1 e 6-4 ao cabo de 71 minutos de encontro.
Zeppieri impôs a lei do mais forte ao disparar vários winners logo no início das trocas de bolas e ao servir a um nível difícil de parar por parte do jogador luso, oriundo do Complexo de Ténis da Maia.
Ainda assim, Tiago Silva – que fica em prova no quadro de pares – tem a retirar o primeiro triunfo a este nível e uma fase interessante na pausa dos estudos nos Estados Unidos da América (vai para o último ano e da University of the Pacific passará para a Universidade de Berkeley), na qual atingiu os primeiros quartos de final da carreira em Castelo Branco.
Tiago Torres fica, deste modo, a ser o único tenista luso com chances de juntar-se aos portugueses Jaime Faria, Henrique Rocha, Frederico Silva, Gastão Elias, Tiago Pereira e Pedro Araújo no quadro principal da quinta edição do Eupago Porto Open como competição do ATP Challenger Tour.