PORTO – Frederico Silva (263.º ATP) foi o último de sete portugueses a ir a jogo no quadro principal do Eupago Porto e o terceiro a avançar para a segunda ronda, seguindo os passos de Henrique Rocha e Tiago Pereira.
No encontro que fechou a longa programação do court Eupago para esta terça-feira, o tenista natural das Caldas da Rainha bateu o suíço Marc-Andrea Huesler (174.º), terceiro cabeça de série e antigo 47.º do ranking, com os parciais de 7-5, 4-6 e 6-3 em 2h58.
Depois de uma paragem de quatro meses para curar uma pubalgia, Frederico Silva está a tentar recuperar tempo perdido e somou a 20.ª de uma temporada para já marcada por um título em Vila Real de Santo António, em fevereiro, pouco antes da paragem. E num duelo de esquerdinos, o número quatro nacional anulou 10 de 13 break points para vencer em hard courts pela primeira vez desde esse mesmo mês de fevereiro ao conseguir prolongar as jogadas frente a um opositor de 1,96 que privilegia pontos curtos.
Na segunda ronda, Frederico Silva vai ter pela frente o tunisino Moez Echargui (312.º). O jogador proveniente da fase de qualificação superou o uzbeque Khumoyun Sultanov (266.º) por 6-7(3), 6-4 e 6-4, recuperando de 4-2 no segundo parcial e 3-1 no derradeiro.