PORTO – Henrique Rocha foi o primeiro português a ir a jogo nesta super terça-feira de Eupago Porto Open e tornou-se no primeiro luso a avançar para a segunda eliminatória do maior torneio do país disputado em piso rápido.
O portuense de 21 anos (176.º ATP), quinto cabeça de série do torneio, quebrou uma série de quatro derrotas consecutivas ao bater o qualifier britânico Henry Searle (415.º) por 6-4 e 6-4 em 80 minutos de encontro.
De regresso a um local onde, há dois anos, somou o primeiro triunfo em quadros principais Challenger (entretanto tem um troféu na categoria em duas finais), o número três nacional manteve a invencibilidade em primeiras rondas no Eupago Porto Open e garantiu pela terceira vez em três anos a presença na segunda ronda.
Para chegar pela primeira vez aos quartos de final, e pela terceira vez em provas Challenger portugueses, Henrique Rocha terá de superar o costa-marfinense Eliakim Coulibaly (286.º).
Para vencer pela primeira vez desde o qualifying de Wimbledon, há um mês, Henrique Rocha bebeu da energia dos muitos presentes no Complexo Desportivo do Monte Aventino para se apresentar a bom nível no capítulo do serviço e lidou da melhor forma com as várias investidas à rede do esquerdino de 19 anos, campeão júnior de Wimbledon em 2023.
Henrique Rocha foi o primeiro de seis portugueses a tentar esta terça-feira atingir a segunda ronda, um dia depois da derrota de Jaime Faria, primeiro cabeça de série. Gastão Elias, Pedro Araújo, Tiago Pereira, Tiago Torres e Frederico Silva vão em busca do mesmo desfecho de Rocha nesta jornada recheada.