As duas seleções nacionais de +55 foram derrotadas no arranque das fases a eliminar do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas e vão terminar a semana a lutar por posições fora dos 10 primeiros no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
Em ação pelo terceiro dia consecutivo, a equipa feminina não foi capaz de dar sequência ao triunfo por 2-1 sobre a Dinamarca no fecho do Grupo E da Maureen Connolly Cup e perdeu por 2-1 com a África do Sul no play-off de luta pelo nono lugar.
Deolinda Duarte abriu a eliminatória com uma vitória muito autoritária (6-3 e 6-0) sobre Zaida Beukes, mas as visitantes deram a volta ao confronto que aconteceu no Court 9: no último singular, Lettica Venter venceu a capitã Paula Falcão por 6-3 e 6-2 e no par decisivo as duas protagonistas lusas não evitaram a derrota por 6-0 e 6-2 frente à mesma Venter ao lado de Lenie Simmonds.
A derrota desta quarta-feira deixou a seleção nacional frente a frente com a Turquia (perdeu por 3-0 com a Austrália) no derradeiro encontro do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, que atribui os 11.º e 12.º lugares.
A equipa masculina também fechou a fase de grupos com uma vitória (2-1 à Áustria após perder por 3-0 com o Chile na jornada inaugural), mas não resistiu à Itália na manhã desta quarta-feira.
Alessandro Ribani (6-0 e 6-2 a Ricardo Martins) e Nicola Richelmi (7-5 e 6-4 sobre Vasco Graça) apuraram os transalpinos para a final do play-off que vale o nono lugar na classificação final, relegando os anfitriões para a luta pelo 13.º posto frente à Hungria.