Depois de duas vitórias na fase de grupos, a seleção nacional feminina de +50 não resistiu ao início da fase a eliminar e foi derrotada nos quartos de final da Maria Esther Bueno Cup, uma das quatro competições que compõem o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas organizado pela Federação Portuguesa de Ténis até sexta-feira.
Portugal venceu a Estónia por 3-0 e a Austrália por 2-1 para conquistar a primeira posição do Grupo G, mas esta quarta-feira, depois de um dia de descanso, cedeu por 2-1 frente à Suíça numa eliminatória que terminou com uma desistência no par decisivo.
Novamente com o Court Central do Complexo de Ténis do Jamor como pano de fundo, a capitã Dominika Gorecka (19.ª classificada no ranking mundial do escalão) não resistiu a Alexandra Hellige e perdeu com a número seis por 6-2 e 6-1.
A igualdade foi reposta por Sofia Prazeres, com a ex-top 160 WTA (atual número dois mundial de +50) a resistir a um longo e equilibrado braço de ferro para superar Michelle Paroubek (32.ª) com os parciais de 6-2, 1-6 e 7-6(5).
Com tudo por decidir, Gorecka e Prazeres uniram esforços para o par, mas a lesão da capitã de equipa na coxa direita levou a dupla lusa a desistir quando o marcador assinalava 6-1, 2-0.
A derrota desta quarta-feira — a primeira desde o início da campanha no domingo — remeteu a seleção nacional feminina à luta pelo quinto lugar, que começará já na quinta-feira frente à Grã-Bretanha.