Paulo Travassos, João Garcia e Pedro Vitorino celebram primeiras vitórias no Mundial de Veteranos

Beatriz Ruivo/FPT

O Campeonato do Mundo Individual de Veteranos (ITF World Individual Championships) começou com três vitórias portuguesas no Complexo de Ténis do Jamor, onde até ao próximo sábado a Federação Portuguesa de Ténis organiza uma prova que reúne mais de 350 jogadores nos courts de terra batida.

Entre os 24 tenistas portugueses que entraram na corrida às medalhas, 10 foram a jogo logo na jornada inaugural e três deles seguiram em frente: Pedro Vitorino em +50, Paulo Travassos e João Garcia em +55.

A vitória de Pedro Vitorino foi consumada com os parciais de 6-3 e 6-2 sobre o alemão Marcus Fillbrandt e permitiu ao português de 49 anos marcar encontro na segunda ronda com o espanhol Jonathan Garcia, da mesma idade e sexto cabeça de série.

No mesmo escalão, Thierry Lucas (6-3, 6-7 e 6-1 favoráveis a Alexander Weber), Francisco Leitão (6-1 e 6-4 para Felipe Vogel) e Gonçalo Santos Andrade (6-3 e 6-2 a favor de David Sanchez) não resistiram às estreias e cessaram as respetivas participações individuais na luta pelas medalhas.

Os restantes triunfos deram-se na prova de +55, com Paulo Travassos a levar a melhor no duelo ibérico com Gonzalo Perez por 6-3 e 6-2 e João Garcia a superar o norte-americano Mark Taylor com os parciais de 6-2 e 6-3.

Carlos Santos (6-2 e 6-0 para Eric Barrat), Carlos Neves (derrota por 6-0 e 6-1 para Roman Groteloh) e João Macedo (6-0 e 6-1 a favor de Jose Robles Orejon) seguiram o caminho oposto e foram eliminados na primeira ronda.

Dos restantes 14 portugueses, uma (Sofia Prazeres) ficou isenta da eliminatória inaugural por ser cabeça de série, pelo que serão 13 os jogadores “da casa” em ação nos singulares no domingo.

Este sábado também se jogaram alguns encontros dos quadros de pares mistos, nove deles com tenistas lusos envolvidos.

Em +50 avançaram Dominika Gorecka e Luís Sousa Pinto, já em +55 seguiram em frente as duplas Luísa Gouveia/Paulo Travassos e Ana Rita Ascenço/Vasco Graça.

Esta é a quinta vez nas últimas sete épocas que Portugal acolhe o Campeonato do Mundo de Veteranos. Desde 2019, o nosso país só não recebeu a competição nos dois anos (2020 e 2021) em que a prova não aconteceu por causa da pandemia de covid-19. E para 2026 está já confirmada a realização, no nosso país, dos escalões de +40 e +45 entre os dias 2 e 15 de agosto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.