Campeonato do Mundo de Veteranos: quatro homens lusos avançam para a terceira ronda

Álvaro Isidoro/FPT

OEIRAS – As cores portuguesas vão contar com quatro tenistas masculinos na terceira ronda do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos, competição que decorre a todo o gás no Complexo de Ténis do Jamor.

Dos oito que superaram a ronda inaugural, Henrique Assis (+50), Luís Sousa Pinto (+50), Lourenço Santos Lima (+50) e Vasco Graça (+55) seguiram para a terceira de sete rondas. Sortes distintas para Pedro Vitorino (+50), Gonçalo Almeida (+50), Paulo Travassos (+55) e João Garcia (+55).

29.º cabeça de série do quadro de +50, Henrique Assis foi o primeiro a avançar. O capitão do conjunto do mesmo escalão na competição coletiva da semana anterior (jogada no mesmo local), equipa que encerrou a certame no nono lugar, voltou a vencer em dois sets, neste caso face ao dinamarquês Soren Sorensen e com os parciais de 6-4 e 6-3. Na terceira eliminatória vai encontrar agora um colega cabeça de série, o alemão Alexander Von Hugo (11.º).

Por falar em colegas, os da equipa da Fred Perry Cup venceram ainda mais facilmente, Luís Sousa Pinto (19.º pré-designado) e Lourenço Santos Lima (20.º). O primeiro derrotou o alemão Moritz Nonnenkamp por 6-3 e 6-0, o segundo – 37.º do ranking de +50 e medalha de bronze em 2023, em Antália – o americano Sean Straley por 6-2 e 6-2.

Na terceira ronda, os lusos vão medir forças com opositores dos Países Baixos, mas bem distintos. Sousa Pinto contra Marcus Hilpert, segundo cabeça de série e ex-número um mundial, Santos Lima face a Jeroen Meijer.

No mesmo escalão, Pedro Vitorino (6-1 e 6-0) e Gonçalo Almeida (6-3, 4-6 e 6-0) não resistiram a adversários mais cotados, respetivamente o espanhol Jonathan Garcia (sexto favorito ao título e sétimo da hierarquia) e o germânico Helge Woebke (28.º pré-designado).

Nos +55, Vasco Graça – capitão no Mundial por Equipas na primeira metade da quinzena – necessitou de um grande braço de ferro no segundo parcial, mas prevaleceu imaculado contra o letão Egils Valeinis, 26.º na cotação do quadro, celebrando por 6-1 e 7-5 diante do teórico favorito para avançar pela segunda vez (2021, Umag) para a terceira ronda de um Campeonato do Mundo de Veteranos.

Para marcar uma presença inédita nos oitavos de final terá de desenvencilhar-se do 13.º favorito, o georgiano Taraschi Kikalischvili.

Em sentido contrário, Paulo Travassos e João Garcia ficaram pela segunda ronda. Travassos está a jogar num escalão abaixo (tem 62 anos) e dois anos depois de ter amealhado a medalha de bronze em +60, também no Jamor, perdeu contra o sueco Henrik Hobik (31.º) por 6-3 e 6-2. Garcia cedeu com os parciais de 6-0 e 6-2 face ao alemão Gerd Albiez, 12.º cabeça de série.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.