Dominika Gorecka luta por dois ouros no Mundial de Veteranos, um ao lado de Luís Sousa Pinto

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Dominika Gorecka e Luís Sousa Pinto apuraram-se esta quinta-feira para a final de pares mistos +50 do Campeonato do Mundo de Veteranos e Gorecka conseguiu-o duplamente, já que também garantiu o acesso à decisão de pares femininos horas antes.

A dupla portuguesa, a defender o estatuto de oitava pré-designada, superou Michelle Paroubek (Suíça) e Henrik Mueller-Frerich (Alemanha), quintos favoritos, com os parciais de 6-4 e 6-4.

E se Luís Sousa Pinto vai disputar a primeira final num Campeonato do Mundo de Veteranos, numa competição na qual vai sair com a primeira medalha da carreira, Dominika Gorecka é uma habitué e provavelmente a portuguesa mais titulada: no total, este certame no Complexo de Ténis do Jamor vai valer-lhe a 10.ª e a 11.ª medalhas do palmarés e conseguiu a proeza de marcar presença em duas finais para contabilizar agora quatro no cômputo geral.

Depois da prata individual em 2019 e do ouro em pares femininos em 2023, Gorecka alcançou igualmente a decisão em pares femininos e ao lado da eslovena Bárbara Mulej, com quem venceu precisamente a competição há dois anos.

A dupla luso-eslovena, segunda cabeça de série, derrotou a neerlandesa Caroline De Vries e a italiana Valentina Padula (quartas pré-designadas) por 6-4 e 6-3 para regressar à final, agora em +50 – em 2023, em Antália, foi em +45.

Em sentido contrário, Sofia Prazeres e Lourenço Lima (+50) despediram-se nas meias-finais e falharam a final 100% nacional contra Dominika Gorecka e Luís Sousa Pinto. Os segundos cabeças de série não resistiram aos principais favoritos, os neerlandeses Caroline De Vries e Marcus Hilpert, e cederam por 6-4 e 6-3.

Ainda assim, Prazeres (ex-top 200 WTA) sai do Jamor com a quinta medalha da carreira, todas de bronze, e Lourenço Lima com a terceira (uma prata e agora dois bronzes). Ambos amealharam a primeira em pares mistos e os dois têm agora pódios em todas as três variantes.

Nuno Delfino também foi eliminado nas meias-finais, mas em pares mistos +55, e terminou a competição com a quinta medalha do palmarés. Ao lado da australiana Isabelle Gemmel, o algarvio defendia o estatuto de segundo cabeça de série e caiu com os parciais de 7-6(12) e 6-0 face aos quintos mais cotados, a argentina Sílvia da Silva e o brasileiro Mauro de Araújo. A dupla luso-australiana dispôs de vários set points no tie-break do primeiro set e após esse momento a lesão complicada de Delfino na perna direita não permitiu almejar a recuperação.

Esta sexta-feira disputam-se as quatro finais com parelhas do mesmo género e o grande destaque está na decisão de Dominika Gorecka e Bárbara Mulej. O encontro está agendado para terceiro lugar, nunca antes das 13 horas, na programação do Court Central do Jamor e a oposição será a francesa Caroline Dhenin e a britânica Michelle Oldham, primeiras cabeças de série de +50 senhoras.

As finais de pares mistos ficarão para sábado, derradeiro dia da quinzena de Campeonato do Mundo de Veteranos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.