Francisca Jorge e Matilde Jorge só precisaram de vencer um encontro para celebrarem a passagem à final de pares do ITF W75 de Kursumlijska Banja, na Sérvia, onde já não competem em singulares.
As irmãs vimaranenses (esta semana 101.ª e 102.ª classificadas no ranking mundial de pares, dias depois de terem ocupado em sintonia o top 100) ficaram isentas da primeira ronda como primeiras cabeças de série e esta quinta-feira levaram a melhor sobre Alexandra Shubladze e Anastasia Zolotareva por 7-5 e 7-6(2) nos quartos de final.
Pouco depois, foram informadas da desistência de Sofya Lansere e Ekaterina Reyngold, que já tinham chegado às meias-finais com um walkover, pelo que passaram automaticamente à final.
A decisão, que só acontecerá no sábado, será a oitava da temporada para Francisca Jorge e Matilde Jorge, que em 2025 só foram derrotadas numa discussão de título: a mais recente, na Figueira da Foz, um ITF W100.
Antes disso, as duas melhores portuguesas da atualidade sagraram-se campeãs de um ITF W50 no Porto, um ITF W50 em Birmingham, um ITF W75 no Porto, o WTA 125 de Oeiras, o ITF W100 do CETO (também em Oeiras) e um ITF W75 em Zagreb.
Será a 42.ª discussão lado a lado para as tenistas naturais de Guimarães.