Antiga profissional Barbara Mulej sagra-se heptacampeã Mundial de Veteranos no Jamor

OEIRAS – A eslovena Barbara Mulej sagrou-se este sábado heptacampeã Mundial de Veteranos no Complexo de Ténis do Jamor, o sexto título consecutivo e o segundo no escalão de +50.

Antiga 119 da tabela WTA e campeã de dois títulos ITF em 1996, Mulej praticamente só joga campeonatos do mundo e, apenas por isso, nunca passou do terceiro posto na hierarquia de Veteranos. Atualmente é oitava em +50 e habitualmente despacha a oposição sem problemas de maior.

No derradeiro encontro do escalão, um dia depois de amealhar o ouro em pares femininos ao lado de Dominika Gorecka, Barbara Mulej, primeira cabeça de série face aos êxitos recentes nos certames mundiais, bateu a americana Julie Thu, segunda favorita e ex-líder do ranking, por 6-1 e 6-0.

A única final entre as principais cabeças de série foi a mais desequilibrada do dia, ainda que outras duas tenham sido rapidamente resolvidas. Também numa prova feminina (+55), a italiana Sabrina Cantoni (quinta pré-designada e responsável pela eliminação da principal favorita, a alemã Anke Wurst, nos quartos de final) superou a sueca Maria Seger por 6-1 e 6-3 para conquistar o primeiro título mundial de veteranos.

As competições masculinas foram ganhas pelo espanhol Jonathan Garcia, sexto pré-designado de +50, e pelo número um mundial de +55, o americano Eoin Collins.

Jonathan Garcia amealhou o primeiro Mundial da carreira e mostrou estar bem acima de toda a concorrência, sobretudo no plano da intensidade. O tenista do país vizinho cedeu somente 17 jogos em toda a prova e derrotou a maioria dos grandes candidatos ao troféu do escalão. No último encontro, Garcia venceu o alemão Lars Wellman com os parciais de 6-2 e 6-2, num resultado que teve tudo para ser mais dilatado.

A única das decisões em três sets foi, obviamente, a última a terminar e acabou sem surpresas no desfecho já que Collins amealhou o quarto título num Campeonato do Mundo de Veteranos, o terceiro consecutivo em +55. O americano ainda perdeu o primeiro parcial, mas inverteu a tendência para superar o chileno Enrique Anglada, terceiro cabeça de série, por 4-6, 6-2 e 6-0.

Esta foi a quinta vez nas últimas sete épocas que Portugal acolheu o Campeonato do Mundo de Veteranos. Desde 2019, o nosso país só não recebeu a competição nos dois anos (2020 e 2021) em que a prova não aconteceu por causa da pandemia de covid-19. E para 2026 está já confirmada a realização dos escalões de +40 e +45 entre os dias 2 e 15 de agosto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.