Primeiro Jaime Faria, depois Henrique Rocha. A jornada desta terça-feira foi 100% vitoriosa para a comitiva portuguesa e o portuense seguiu os passos do amigo lisboeta no qualifying do US Open ao vencer o francês Pierre Hugues-Herbert por 6-4, 6-7(1) e 6-4.
Em ação nos courts de Flushing Meadows pelo segundo ano consecutivo, Rocha (168.º classificado no ranking ATP) resistiu a um braço de ferro de 2h40 com o ex-top 40 de singulares (atual 139.º) e especialista de pares.
O número três nacional lidou bem com o jogo variado e com a resistência do gaulês, que o obrigou a ser paciente (criou 16 pontos de break, mas só concretizou dois) para construir a primeira vitória da carreira em Nova Iorque. Rocha anulou os dois pontos de break que enfrentou, ambos no set decisivo — o primeiro a 1-1 e o segundo a 3-3.
Apurado para a segunda ronda do qualifying, Henrique Rocha vai discutir a presença na ronda de acesso com Bernard Tomic. O australiano de 32 anos está no 169.º lugar do ranking, mas chegou a ser 17.º em janeiro de 2016 e conta com quatro títulos ATP no currículo. Mais recentemente, chegou à final do Challenger de Barranquilha, na Colômbia, antes de viajar para Nova Iorque, mas desistiu logo após vencer as meias-finais.