Uma semana depois da despedida precoce em Kursumlijska Banka, Francisca Jorge (228.ª WTA) evitou nova surpresa e apurou-se para a segunda ronda do ITF W50 de Bistrita, na Roménia, onde é a primeira cabeça de série.
Tal como a irmã horas antes, a número um nacional também precisou de recuperar de uma entrada negativa para seguir em frente, no caso ao dar a volta à croata Tena Lukas (330.ª) para vencer por 1-6, 6-2 e 6-2 ao cabo de 1h36.
Eliminada à primeira na Sérvia há uma semana, Francisca Jorge procura o regresso aos bons resultados dois meses após ter sido campeã “em casa”, num torneio da mesma categoria em Guimarães. Depois, teve como maior destaque a chegada aos quartos de final do ITF W100 da Figueira da Foz, onde ficou a uma vitória de selar o regresso aos torneios do Grand Slam no US Open.
Agora com o apuramento para o Australian Open em vista, a melhor tenista portuguesa da atualidade sabe que precisa de terminar a temporada próxima do top 200. O próximo desafio em Bistrita será com uma jogadora romena, Bianca Elena Barbulescu (657.ª).