José Freitas foi repescado como lucky loser para o quadro principal do ITF M25 de Idanha-a-Nova e aproveitou a oportunidade para estender a campanha e conquistar o primeiro ponto ATP da carreira.
O jovem português de 18 anos venceu um duelo entre jogadores sem ranking com o israelita Peter Sychev, por 6-0, 3-6 e 6-4, para inscrever o nome na segunda ronda do quadro principal.
Com este resultado, José Freitas assegurou o primeiro ponto ATP da carreira e a entrada no ranking profissional pela primeira vez na atualização agendada para o dia 8 de setembro, logo após o US Open.
O ITF M25 de Idanha-a-Nova é o 22.º torneio profissional em que José Freitas participa, mas apenas o segundo em que discute um quadro principal. O primeiro foi exatamente há uma semana neste mesmo local, então como qualifier depois de superar os compatriotas João Teixeira e Dino Molokova na fase prévia. Desta vez, venceu o espanhol Eric Maestre Gomez na primeira ronda, mas cedeu face ao compatriota Guilherme Valdoleiros na ronda de acesso antes de ser repescado como lucky loser.
Na quinta-feira segue-se um duelo com Pedro Araújo, que foi o primeiro a avançar nesta jornada.