Gonçalo Castro e Salvador Monteiro confirmaram o estatuto de primeiro e segundo cabeças de série e marcaram encontro na final de singulares do Campeonato Nacional de Sub 18 que termina este domingo no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto.
Cabeça de cartaz da prova, Castro (em representação do Clube de Ténis de Guimarães) levou a melhor sobre Rodrigo Leal com os parciais de 6-1 e 6-4.
A vitória deste sábado foi a quarta consecutiva em dois sets, percurso que começou com triunfo sobre Diogo Teixeira de Brito (6-0 e 6-1) e continuou com vitórias face a Rodrigo Duarte (6-1 e 6-2) e Lucas Wieser (6-0 e 6-3).
Segundo candidato ao título, Monteiro (Clube de Ténis da Trofa) garantiu um lugar na discussão do título ao levar a melhor contra Martim Bernardo por 6-0 e 6-4.
Antes, tinha sido mais forte do que Gonçalo Quintela (7-6[6] e 6-0), Dinis Ramalhão (6-1 e 6-1) e Duarte Sanches (6-3 e 6-2).
Este sábado, os dois colegas de treino no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis vão discutir a sucessão a João Dinis Silva, que também está integrado no projeto.
Há um ano, Gonçalo Castro levou a melhor sobre Salvador Monteiro na final do Campeonato Nacional de Sub 16, vingando a derrota de 2022 para o amigo na final do Campeonato Nacional de Sub 14.