PORTO — Pedro Araújo (489.º ATP) tornou-se no primeiro português a seguir para a segunda ronda da CT Porto Cup graças a uma recuperação com contornos épicos no encontro que encerrou a jornada desta segunda-feira.
O lisboeta de 23 anos deu a volta ao sueco Elias Ymer (231.º) para vencer por 5-7, 6-4 e 7-5 depois de ter estado a perder por 2-5 no parcial decisivo.
Com cinco jogos consecutivos, o número sete nacional assinou a reviravolta que lhe valeu o primeiro triunfo no ATP Challenger Tour desde janeiro, no Jamor.
O aproveitamento de Ymer com o primeiro serviço baixou drasticamente na reta final do embate muito por culpa de Araújo, que manteve o foco mesmo depois da má entrada. O português lidou melhor com o aumento do vento, recebeu o apoio do público e elevou a qualidade da pancada de direita para afastar os nervos e causar dificuldades ao ex-número 105 mundial, colhendo os frutos da pressão exercida.
Na quarta-feira, Pedro Araújo vai discutir o acesso aos quartos de final da CT Porto Cup com Gilles-Arnaud Bailly. O belga de 19 anos foi vice-campeão de Roland-Garros e do US Open sub 18 em 2022 (terminou o ano como número um mundial de juniores) e ocupa o 341.º posto no ranking ATP. Esta segunda-feira “despachou” o checo Maxim Mrva (427.º) com os parciais de 6-1 e 6-2.