PORTO — Um mês depois de ter ficado muito perto da primeira vitória em quadros principais de torneios Challenger no Eupago Porto Open, Tiago Torres (1028.º ATP) alcançou a proeza no regresso à cidade invicta e marcou encontro com Frederico Silva na segunda ronda da CT Porto Cup.
Vindo do qualifying, o lisboeta de 23 anos prolongou a campanha no Clube de Ténis do Porto com a melhor vitória da carreira: 6-3, 1-6 e 6-4 ao checo Hynek Barton (292.º).
Há um mês, Tiago Torres chegou a servir para carimbar em dois sets a primeira vitória em quadros principais deste nível, mas deixou-a escapar frente ao italiano Francesco Maestrelli — futuro finalista — em pleno Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Desta vez voltou a tremer na primeira ocasião em que serviu para selar o triunfo, mas doseou o entusiasmo e, com o vento a favor, não vacilou. A estratégia passou por carregar na esquerda de Barton, tal como nos dias anteriores então contra executantes da esquerda a uma mão, ainda que na segunda partida tenha renegado o plano de jogo e optado por mais vezes pelo lado oposto, abrindo uma janela de recuperação ao finalista do Vale do Lobo Open em março de 2024.
Ao alcançar esse objetivo, Tiago Torres assegurou a presença de pelo menos um português nos quartos de final, marcando encontro com o também esquerdino Frederico Silva na quinta-feira.