PORTO — Pedro Araújo foi eliminado na segunda ronda por uma das caras da nova geração e deixou a representação portuguesa no quadro de singulares da CT Porto Cup a cargo dos três compatriotas que irão a jogo na quinta-feira.
Dois dias depois de assinar a primeira vitória lusa do torneio, o lisboeta (489.º) ficou vários furos abaixos do nível que já apresentou e perdeu por 6-0 e 6-1 com um Gilles-Arnaud Bailly (341.º) em estado de graça.
O belga ainda só tem 19 anos e foi um dos melhores juniores dos últimos anos, tendo chegado à liderança do ranking mundial de sub 18 em 2022 — a época em que chegou às finais de Roland-Garros e US Open. Depois, aceitou uma bolsa para competir durante um semestre no circuito universitário norte-americano. Esta é a primeira época completa como profissional.
Bailly chegou a servir para a vitória a 6-0 e 5-0, mas Araújo reagiu a tempo de inscrever o nome no marcador — inclusive fê-lo do lado mais difícil do court, contra o vento — numa passagem rápida pelo court central do Clube de Ténis do Porto, onde procurava os primeiros quartos de final da carreira em torneios Challenger.
Na quinta-feira, Frederico Silva e Tiago Torres estarão frente a frente num duelo que assegura a presença de pelo menos um jogador “da casa” nos quartos de final e além deles também o portuense Francisco Rocha irá a jogo tendo em vista o apuramento para essa fase.