PORTO — Guy Den Ouden (161.º ATP) confirmou o favoritismo para derrotar Frederico Silva (255.º) por 6-3 e 6-3 de forma a completar o elenco da final da segunda edição da CT Porto Cup, o segundo torneio Challenger do ano organizado na cidade invicta.
Um ano após o confronto inaugural entre ambos, que o catapultou para o primeiro título Challenger, o belga de 23 anos repetiu o triunfo, desta feita em 95 minutos e graças a uma prestação quase exímia.
Com a lição bem estudada, Den Ouden fez uso do primeiro serviço para ditar o ritmo na maioria dos jogos e procurou comandar os pontos com a direita para contrariar o ténis esquerdino de Silva, recorrendo ainda ao amortie para causar muitas dificuldades ao português. Na única situação de aperto que enfrentou, logo após fazer o primeiro break no arranque do set inaugural, negou a retaliação e daí em diante manteve-se sempre na frente do marcador.
A final de domingo, na CT Porto Cup, será a sexta da carreira para Guy Den Ouden no ATP Challenger Tour. O tenista dos Países Baixos venceu a primeira, em Dobrich (Bulgária) há quase um ano, mas perdeu as quatro seguintes — todas esta época, tal como as duas que discutiu no circuito ITF.
O derradeiro adversário no Clube de Ténis do Porto será o prodígio Gilles-Arnaud Bailly, jovem belga de apenas 19 anos que está pela primeira vez numa final desta dimensão.