Iga Swiatek não teve vida fácil no arranque de um dos encontros que fechou a jornada noturna em Flushing Meadows e precisou de correr atrás do prejuízo para inverter o marcador. A número dois mundial e ex-campeã do US Open resistiu a um primeiro parcial resolvido no limite para celebrar ainda em menos de duas horas o acesso à segunda semana.
Diante da russa Anna Kalinskaya, a segunda cabeça de série da prova viveu um começo negativo e só defendeu um dos seus três primeiros jogos de serviço, deixando-a mais tarde vulnerável a quatro set points. Ainda assim, a natural de Varsóvia manteve nervos de aço e a ficha continuou ligada para sorrir mais tarde no tie-break.
Na segunda metade Swiatek até se chegou logo à frente, mas Kalinskaya ripostou de imediato com uma quebra para o seu lado. Já numa fase mais tardia, foi novamente a favorita a tomar o protagonismo com um novo break determinante para chegar ao resultado de 7-6(2) e 6-4.
Iga Swiatek marca presença pela quinta vez consecutiva na segunda semana de competição no torneio que venceu em 2022 e vai discutir o apuramento para os quartos de final com outra jogadora da Rússia: Ekaterina Alexandrova, frente a quem domina no confronto direto.