Após ter jogado o quadro principal do US Open, onde cedeu na ronda inaugural, Jaime Faria (117.º ATP) regressou à terra batida, esta segunda-feira, com uma vitória no arranque da LXII Copa Sevilla, torneio da categoria ATP Challenger 125 que se disputa na cidade andaluz. O jovem tenista luso foi o primeiro a carimbar o passaporte para a segunda eliminatória da prova.
Para isso, Faria — terceiro cabeça de série em prova — teve de superar o espanhol Nicolas Álvarez Varona (282.º) em três parciais. O atleta português venceu por 3-6, 6-3 e 6-4 em ligeiramente menos de duas horas de encontro.
Com uma primeira partida resolvida por um único break conseguido no quarto jogo, embora ainda tenha disposto de dois break points para devolver de imediato a quebra de serviço, Jaime Faria viu-se obrigado a puxar dos galões para operar uma reviravolta. O tenista português arrancou muito bem a segunda partida e rapidamente se colocou a vencer por 5-1, antes de ver uma das quebras de serviço ser devolvida pelo adversário.
Ainda assim, o parcial não ficou em risco e Jaime Faria avançou para uma terceira partida decidida logo à nascença. Uma quebra de serviço no jogo inaugural deixou o número dois nacional em posição vantajosa para selar o triunfo e assim aconteceu. Ao longo do parcial, o tenista de 22 anos ainda teve mais oportunidades para dilatar a vantagem, mas o break madrugador foi mais do que suficiente.
Apurado para a segunda eliminatória, Jaime Faria fica agora à espera de conhecer o próximo adversário, que ainda fica definido esta segunda-feira. O tenista luso vai medir forças ou com mais um espanhol, no caso Daniel Merida Aguilar (170.º), ou com o alemão Christoph Negritu (274.º).