A grande semana de Angelina Voloshchuk (599.ª WTA) no Cartuxa Évora Ladies Open ainda não terminou por aqui. Esta sexta-feira, a jovem portuguesa rubricou uma das melhores vitórias da carreira e garantiu o acesso às meias-finais do ITF de 50 mil dólares. É a terceira ocasião em que atinge a penúltima ronda de um torneio, sempre em Portugal e pela segunda vez num ITF W50, depois de Montemor-o-Novo (junho 2024).
De forma a garantir a continuidade em prova, a tenista de 18 anos superou a canadiana Katherine Sebov (275.ª) em apenas dois sets, após pouco mais de duas horas de encontro, com os parciais de 7-6(2) e 6-4. É uma das maiores vitórias da carreira de Angelina Voloshchuk, superada apenas pelos triunfos sobre Sofya Lansere (era 251.ª nos quartos-de-final de Montemor-o-Novo, em 2024), Hina Inoue e Heather Watson, estas duas últimas que eram, respetivamente, 203.ª e 141.ª no ranking mundial quando foram derrotados pela portuguesa, no WTA 125 do Porto, em julho.
Depois de ter recuperado a tempo de uma quebra que lhe podia ter custado o primeiro parcial, já que chegou a liderar por 4-1 e acabou a ter que eliminar dois set points antes de vencer no tiebreak, Angelina Voloshchuk manteve-se muito sólida durante a segunda partida e esperou pelo momento certo para, com uma única quebra de serviço, marcar a diferença necessária para selar o triunfo.
Com a confiança em alta, a tenista lusa vai em busca de alcançar a final em Évora. Para isso, terá de levar a melhor sobre a espanhola Kaitlin Quevedo, número 191 do Mundo e primeira cabeça de série da prova.
Garantido é, porém, que Voloshchuk vai atingir um novo máximo de carreira no ranking WTA, uma vez que é a virtual 532.ª classificada. Uma vitória sobre Quevedo nas meias-finais catapultaria a tenista lusa para a estreia entre as 500 melhores do planeta.