CALDAS DA RAINHA — Karolina Pliskova salvou o dia nas Caldas da Rainha ao resistir in extremis a um braço de ferro de três sets e mais de duas horas e meia para apurar-se para a segunda ronda da edição inaugural da prova como WTA 125.
De regresso ao circuito pela primeira vez desde o US Open de 2024, há 383 dias, a checa, atualmente com 33 anos de idade e sem ranking, travou a reviravolta da francesa Tessah Andrianjafitrimo (279.ª) para triunfar com os parciais de 6-1, 4-6 e 7-5 perante uma casa bem composta no primeiro dia dedicado ao quadro principal deste Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open.
Ex-número um mundial, Pliskova sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo que a levou por duas vezes à mesa de cirurgias para operar os tendões e ligamentos, e regressou mais de um ano depois com o wild card que lhe foi entregue pelo torneio do Oeste, o terceiro e último WTA 125 a acontecer em Portugal esta temporada.
No currículo, a tenista natural de Praga tem 17 títulos WTA e duas finais em torneios do Grand Slam (US Open 2016 e Wimbledon 2021), além de três títulos pela República Checa na Billie Jean King Cup.
A próxima adversária nas Caldas da Rainha será a russa Polina Iatcenko (267.ª), responsável pelo afastamento de Matilde Jorge.