O estreante João Fonseca atenuou o domínio europeu no primeiro dia de Laver Cup em São Francisco, a quarta localização no continente norte-americano em oito edições.
Casper Ruud (6-4 e 7-6[4] sobre Reilly Opelka) e o também estreante Jakub Mensik (6-1, 6-7[3] e 10-8 sobre Alex Michelsen) abriram uma vantagem de 2-0 para os europeus, mas no último singular do dia João Fonseca inverteu a tendência ao superar Flavio Cobolli em dois sets (6-4 e 6-3).
Depois, ainda ouve tempo para a Europa voltar a dilatar a vantagem no par, que Carlos Alcaraz e Jakub Mensik venceram por 7-6(7) e 6-4 sobre Taylor Fritz e Alex Michelsen.
Cada edição da Laver Cup é decidida em 12 encontros distribuídos por três dias. No primeiro, cada vitória vale um ponto; no segundo, dois; e no terceiro três. Nas duas primeiras jornadas realizam-se seis encontros de singulares e os seis jogadores de cada equipa têm de participar, não sendo permitida a ida a jogo de um tenista em mais do que dois encontros individuais. Pelo menos quatro dos elementos de cada equipa têm de jogar pares.
A Equipa Europa fica completa com Alexander Zverev e Holger Rune, já a Equipa Mundo conta ainda com Alex de Minaur e Francisco Cerúndolo.