Jaime Faria complica o que parecia fácil, mas segue em frente no Lisboa Belém Open

Álvaro Isidoro/FPT

LISBOA – O número dois nacional Jaime Faria (118.º ATP) parecia encaminhado para uma estreia sem sobressaltos no Lisboa Belém Open. Só que uma reta final de segundo set de desperdício levou-o a horas extras e a um triunfo por 6-4, 4-6 e 6-2 face ao qualifier alemão Christoph Negritu (320.º).

O sexto cabeça de série no CIF terminou o duelo às 20 horas, já sob os holofotes, e celebrou pela primeira vez em Portugal desde agosto de 2024 na ronda inaugural da primeira edição da CT Porto Cup. Também celebou pela primeira vez no quadro principal do Lisboa Belém Open, à segunda participação.

Jaime Faria chegou ao Lisboa Belém Open num período menos positivo com apenas um êxito nos últimos cinco encontros, mas fica agora com chance de atingir os quartos de final pela primeira vez no histórico clube do Restelo – onde somou o triunfo de estreia no ATP Challenger Tour, no qualifying de 2022 – se bater o experiente italiano Stefano Travaglia (239.º). O ex-60.º ATP, finalista de um torneio ATP em 2021 e campeão de seis títulos Challenger, um deles este ano, nem sequer enfrentou um ponto de break para superar o jovem croata Matej Dodig (271.º) por duplo 6-3.

Faria, 87.º da tabela masculina em fevereiro deste ano, fez o break solitário da primeira parte do encontro logo a abrir o desafio, disparou 11 ases e estava a ‘voar’ nos seus jogos de serviço, só que sem criar chances no golpe de serviço do opositor em todo o segundo set, não aproveitando pequenas aberturas dadas pelo experiente germânico de 31 anos. A 4-4 do parcial do meio, o lisboeta de 22 anos não selou o compromisso ao desperdiçar dois pontos de break que o teriam colocado a servir para a vitória, e no jogo seguinte cedeu o seu serviço pela única vez em todo o embate mesmo com um 40-15 a seu favor – a direita claudicou nessa reta final de segundo set.

A reação, no entanto, foi a melhor e uma entrada forte no parcial decisivo foi um golpe difícil de digerir para o adversário menos cotado, que pareceu sem força ânimica para resistir e Jaime Faria descolou para uma conquista em 2h06.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.