LISBOA — Matilde Jorge (240.ª WTA) não resistiu à qualifier Alizé Lim (781.ª) e foi eliminada na primeira ronda do Lisboa Belém Open, onde foi a única portuguesa a conseguir entrada direta no quadro principal.
Uma semana depois de “cair” à primeira no WTA 125 das Caldas da Rainha, a número dois nacional voltou a ficar longe do nível exibicional que já apresentou esta época, em particular no início do verão com destaque para a quinzena de finais caseiras (título em Montemor-o-Novo, vice-campeonato em Guimarães), e cedeu pelos parciais de 7-5 e 6-1 num embate de 1h35 em que foi de mais a menos.
De regresso à terra batida após três torneios consecutivos em piso rápido, Matilde Jorge conseguiu o break de entrada e chegou a liderar por 4-2. No entanto, não soube jogar com as margens nem aproveitar o cansaço da francesa, que usou e abusou do amortie para encurtar os pontos e tirou proveito dos erros em excesso da jovem anfitriã para celebrar a melhor vitória desde novembro de 2017.
A vimaranense de 21 anos ainda serviu para arrecadar o primeiro parcial, mas acabou por ceder nove dos últimos 10 jogos e os derradeiros seis jogos no próprio serviço.
A derrota de Matilde Jorge seguiu-se à de Teresa Franco Dias, na manhã desta terça-feira. Sara Lança também entrou em ação nesta jornada, enquanto Angelina Voloshchuk e Ana Filipa Santos só farão as respetivas estreias na quarta-feira.