Derrota de Voloshchuk contra segunda favorita deixa Lisboa Belém Open sem portuguesas

Beatriz Ruivo/FPT

LISBOA – A tarefa era difícil de antemão e as maiores suspeitas confirmaram-se: Angelina Voloshchuk (537.ª WTA) não resistiu à segunda cabeça de série do Lisboa Belém Open, a suíça Simona Waltert (116.ª), e a participação portuguesa, em singulares, no ITF W100 ficou concluída.

A número quatro helvética triunfou por 6-1 e 7-5 em 97 minutos e garantiu pela terceira vez em três participações no CIF (2021, 2024) uma vaga nos quartos de final da competição, fase em que vai defrontar a jovem belga Hanne Vandewinkel (162.ª, melhor cotação da carreira). A antiga top 20 mundial de sub-18 carimbou o acesso ao 10.º quarto de final de 2025 (tem um título este ano) ao bater a francesa Alize Lim (781.ª), que desistiu a perder por 6-3 e 3-2.

Pelo segundo dia seguido com honras de Estádio CIF, Angelina Voloshchuk mediu forças contra a opositora mais credenciada da carreira e sentiu o peso da ocasião no primeiro parcial, resolvido facilmente e sem qualquer chance de break. Mas no segundo tudo mudou. Respondeu com contra-break à quebra de serviço madrugadora e foi sempre criado problemas à mais cotada em todos os jogos.

Sem nada a perder, a número três nacional, de 18 anos, recuperou de desvantagem de 5-2 no segundo set e igualou tudo a cinco jogos ao levantar mais a altura de bola, só que nessa altura cedeu mais uma vez o seu serviço – só o aguentou duas vezes em todo o duelo, e numa delas salvou um match point – e não conseguiu empurrar a contenda para o fio da navalha.

Angelina Voloshchuk ainda volta esta quinta-feira ao court, ao lado de Ana Filipa Santos, para tentar alcançar as meias-finais de pares. Já Waltert, que na última prova disputada atingiu a maior final do palmarés no WTA 125 de Ljubljana, selou o apuramento pela 11.ª vez esta temporada para os quartos de final.

Esta ocasião será também a oitava incursão nessa fase de um torneio no nosso país. Os melhores resultados por cá são as meias-finais do Oeiras CETO Open de 2021 (W25) e o Oeiras Ladies Open WTA 125 desde ano.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.