LISBOA — Henrique Rocha gosta de quebrar metas pessoais no CIF e um ano após ter carimbado a primeira presença em quartos de final de torneios Challenger em Portugal deu mais um passo e assegurou a estreia em meias-finais desta dimensão em solo nacional.
Esta sexta-feira, o número três nacional (171.º ATP) realizou a melhor exibição da semana para derrotar o qualifier espanhol Pablo Llamas Ruiz (218.º) por 6-3 e 6-4.
Em crescendo ao longo do torneio, Rocha roçou a perfeição até servir pela primeira vez para a vitória. A quebra de concentração com bolas novas (nem trocou de raqueta antes do jogo de resposta seguinte) não passou de um percalço e à segunda oportunidade o portuense de 21 anos já não pestanejou, selando o triunfo após 1h27.
As meias-finais de sábado serão as segundas da temporada para Henrique Rocha, que foi finalista em Tenerife na primeira semana de fevereiro. Para superar essa prestação e alcançar a primeira final desde junho de 2024, o jovem do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis terá de vingar a derrota do amigo Jaime Faria, derrotado na véspera por Stefano Travaglia.
Já esta sexta-feira, o italiano (239.º e ex-top 60) prolongou a campanha ao levar a melhor sobre o campeão em título, Alexander Ritschard (332.º), por 6-2, 1-6 e 7-6(5) para garantir a quarta semifinal da temporada (tem um título em duas finais). Ritschard vai assim sair do top 500.